Fala pessoal tudo bem?
Bom se você está acompanhando nossos posts sabe que estamos fazendo uma série de posts com assuntos relacionado a e-commerce, o conteúdo visto aqui serve para quem já possui uma operação funcionando e também para aqueles que querem iniciar uma operação online.
Bom neste post vamos falar sobre as Plataformas de E-commerce, vamos comentar sobre algumas que já trabalhamos e algumas que são bem conhecidas no mercado.
PS: Caso não tivermos comentado sobre alguma Plataforma que você tem interesse, deixe um comentário neste post que vamos comentar sobre, neste mesmo post ou se preciso em um outro post.
Antes quero comentar que o critério usado para escolher as plataformas do post foi apenas por já ter trabalhado com a Plataforma e também por entender que vale comentar sobre a plataforma, por contra de posicionamento de mercado, suas funcionalidades e preços.
Conhecendo as Plataformas:
TRAY:
Tray está a 14 anos no mercado, hoje a empresa que está por trás dela é a LocaWeb que para quem sabe é uma das maiores empresas de hospedagem do Brasil.
Seu modelo de negócio:
Atualmente a Tray trabalha com o modelo de assinaturas mensais e caso pague pelo uso anual o cliente recebe uma porcentagem de desconto, os preços dos planos vão de R$ 69,00 para o plano Light à R$ 399,00 para o plano Pró ambos os valores são para contratação anual.
Pontos positivos:
A Tray está entre as plataforma que possuem uma série de itens prontos ele tem uma área no site chamada Produtos da Tray onde você vê todos os produtos que são possíveis colocar em sua loja como:
- Frete facil
- Desk360
- Loja de Aplicativos
- Loja de Temas
- Checkout
- Certificado SSL
- Chat
- Aplicativo Mobile
Você pode ser mais detalhes sobre cada um dos itens no próprio site da Tray, o importante que você precisa saber é que cada item que foi listado acima tem um custo para ser adicionado em sua loja.
O legal é que dependendo do plano escolhido alguns dos Produtos da Tray são liberados para ser usado em sua loja.
Pense bem nas suas necessidades e escolha o plano que faz mais sentido com seu negócio.
Pontos negativos:
Já tive a oportunidade de acessar o painel de gestão da loja oferecido pela Tray, na época que acessei não tinha achado muito intuitivo, mas como isso tem um tempo pode ser que tenha mudado.
SHOPIFY:
Shopify é uma empresa estrangeira que tem um posicionamento muito forte aqui no Brasil e no mundo, possui milhares de lojas pelo mundo usando sua plataforma.
Seu modelo de negócio:
A Shopify atualmente trabalha com modelo recorrência e valor pago é mensal. Hoje ela possui 3 planos que seus preços variam de 29,00 dólares à 290,00 dólares. Vou deixar um link abaixo onde você vê todos os detalhes de cada plano e seus diferenciais.
Confira todos os Planos e Preços
Pontos positivos:
Você mesmo pode criar sua loja, acessando o site fazendo seu cadastro e colocando as informações que o sistema for pedindo para você. Depois de fazer o cadastro você começa a configurar sua loja, escolhendo um layout, cadastrando categorias e seus produtos.
A Shopify possui vários recursos que o próprio cliente pode inserir em sua loja, alguns são bem interessantes como:
- Certificado SSL Grátis
- 100 gateways de pagamento
- Ofereça frete grátis
- Diversos idiomas
- Impostos automáticos
- Recuperação de carrinho de compras abandonado
Veja a lista completa de recursos da Shopify
Pontos negativos:
A shopify recebe uma taxa por cada venda feita no e-commerce, essa taxa varia de acordo com o plano que você escolhe.
LOJA INTEGRADA:
Loja integrada é uma empresa Brasileira que tem como foco pequenos e médios negócios, o seu modelo de negócio é também por meio de assinaturas, onde cada plano tem seus diferenciais e benefícios.
Os seu plano pago tem o valor mínimo de R$ 49,00 por mês e o plano mais caro chegando a R$ 399,00.
Pontos positivos:
- A Loja integrada possui uma versão gratuita, você pode criar uma loja adicionar produtos e realizar vendas por ela, claro que existem inúmeras limitações, mas existe e funciona.
- Possui uma série recursos que podem ser adicionados na loja, alguns desses recursos ficam disponíveis de acordo com o plano escolhido, mas alguns só adicionando por fora dos planos, pois trata-se de dar uma turbinada em sua loja.
Pontos negativos:
Um fator negativo que achei é o fato de limitar produtos por um determinado plano, dependendo do seu mix de produto não vai poder iniciar um plano mais enconta, isso é algo que envolve o modelo de negócio da empresa, no entanto achei um ponto fraco.
VTEX:
Vtex é uma empresa Brasileira que está pouco mais de 15 anos no mercado de e-commerce, atualmente seu modelo de negócio é no modelo de recorrência (SaaS). Seu foco são empresas de médio a grande ponto, apesar de ser comercializada no modelo de recorrência a Vtex não possui plano, sua cobrança é de R$ 700,00 por mês e uma porcentagem da venda de cada produto.
Pontos positivos:
- Já tive a oportunidade de colocar algumas lojas no ar usando a plataforma Vtex, e ela possui muitas diferenças de outras Plataformas, possui configurações específicas bem legais como por exemplo:
- Criar uma promoção para uma faixa de clientes cadastrados na loja
- Frete grátis para um determinado range de CEP
- SmartCheckout: É um recurso que todas lojas que usam Vtex possuem, este recurso permite que um cliente da loja faça informe seu e-mail e caso o cliente já tenha comprado na minha em questão ou em alguma outra loja que usa a Plataforma Vtex ele será identificado a partir do seu e-mail, isso ajuda muito na conversão, quem nunca foi comprar um produto e ao logar na loja não lembrava a senha, com este recurso isso não acontece.
- Como já comentei a Vtex tem apenas um preço fixo mais a taxa por cada produto vendido pela loja, mas uma coisa interessante nela é que todos os clientes têm acesso aos mesmo recursos, ou seja, não existe limitação de recursos.
Pontos negativos:
- Como todo mundo usa o mesmo sistema e as mesmas configurações isso gera uma carga enorme no servidor, com isso a vtex usa um recurso chamado de CACHE no servidor, essa configuração quer dizer que quando um cliente acessa sua loja elas acessam uma cópia dos arquivos, evitando o acesso direto ao servidor, isso ajuda na velocidade da loja. PS: Este comentário sobre O CACHE foi bem por cima, caso queira saber mais detalhes e algo mais técnico acesso aqui.
- Não existem recursos prontos para o cliente comprar e instalar na sua loja.
- Você como dono da loja vai precisar contratar uma agência que conhece muito da Plataforma Vtex para poder construir o layout da loja e suas funcionalidades e que atenda o seu negócio.
- Nada é instantâneo, toda configuração feita no painel da loja ou nos arquivos dos de layout da loja precisam demoram para ser visíveis na loja, dependendo o que for pode demorar até 2h para ser visível, por isso é preciso ter muito cuidado ao realizar uma alteração na loja, se algo sair errado você pode até arrumar rápido, mas até isso começar ser visível na loja vai demorar um pouco.
- Você sempre vai depender de uma agência, mas não de uma agência que desenvolve sites e soluções web, umas agência que conhece bem da plataforma Vtex. No site da Vtex ela disponibiliza uma lista das agências parceiras que conhecem seu ecossistema.
Bom agora você já conhece um pouco sobre as plataformas, algumas possuem recursos bem legais e bem funcionais, uma coisa que vale para todas as plataformas do modelo SaaS, o seu nível de personalização é limitado, para e-commerces que vendem produtos “prontos” como tênis, camisetas é tranquilo, qualquer uma vai lhe atender muito bem, mas quando seu produto possui algum tipo de customização essas plataformas já começam a ter suas limitações, vale lembrar que elas estão em constante evolução e pode ter certeza que podem resolver este problema em breve.
Importante: A RTL Soluções não tem nenhuma pretensão de estimular o uso de alguma plataforma, nossa ideia com este post é apenas comentar sobre suas funcionalidades e facilidades.
WORK CONTROL: Plataforma RTL Solucções
Falando um pouco como desenvolvedor, essas plataformas nos militam muito, geralmente nossos limitados por capacidade técnica para fazer uma determinada funcionalidade, mas ao usar uma plataforma por não ter acesso ao código fonte o desenvolvedor fica limitado aos recursos disponibilizados pela Plataforma e quando se consegue entregar o que foi pedido pelo cliente pode ser que não foi usado as melhores práticas de desenvolvimento de Software, isso é frustrante para um profissional.
Justamente pensando qualidade de software a RTL Soluções possui uma solução de e-commerce desenvolvida por nós. Temos como foco pequenas e médias empresas que procuram ter uma operação online.
Nossa plataforma foi desenvolvida para facilitar a vida de nossos clientes, temos uma integração de nossa plataforma com vários de nossos produtos como por exemplo:
- Site institucional
- Blog
- E-commerce
- Gestão de Produtos
- Gestão de Pedidos
Todos estes serviços se o cliente preferir podem ser geridos do mesmo sistema, facilitando e tornando seu trabalho mais produtivo no dia a dia.
Pontos positivos:
- Sistemas integrados de Site, Blog e gestão do e-commerce.
- Gestão das informações via painel, tornando deixando o cliente com liberdade de gestão da loja.
- Painel administração muito fácil de usar e apenas com os campos necessários para cadastrar Categorias, Clientes e Produtos na sua loja.
- Nível de customização alta, permitindo customizar a página de um produto específico como uma pré-venda ou de uma categoria.
- SSL Gratuito
Pontos negativos:
- Tudo é feito por nós, o cliente não consegue mexer no layout da loja, não existe via painel uma forma de customizar a loja, entendemos que o cliente não quer focar em layout, com isso deixamos ele livre para editar as informações do site.
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